segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Qual a "quantidade" de autoestima a gente deve ter?


A pergunta é estranha?  Sim, mas pertinente, afinal a autoestima é considerada nossa imunidade emocional e, como todo remedinho, tem que estar na "quantidade" certa pra não ser prejudicial pra quem está por perto e até pra nós mesmos.

Então vamos lá!
A primeira questão a ser respondida é: 
- Você gosta de ser você?  
- Como assim, claro que gosto!
- Será mesmo?
Pense bem!
Você se admira de verdade e está feliz com seu repertório de pai/mãe? Filho/filha? Irmão/irmã? 
Você se sente completo? Realizado? Se sente orgulhoso com a construção de sua vida pessoal, social, espiritual e profissional? 
Você é um bom ser humano?
Até esse momento, está satisfeito com seu enredo? Você se enxerga atraente perante as pessoas que o rodeiam? Pergunto não apenas fisicamente, mais que isso, é bom estar com você? Você é uma boa companhia? Um bom amigo? É parceiro dos seus colegas e comprometido com sua empresa, seus pares, chefes ou subordinados? Se sente um profissional competente?
Enfim, você está satisfeito plenamente com sua vida?
Você tem consciência dos seus erros e defeitos, acertos e qualidades? Qual o lado que você mais valoriza? 
E por aí vai!

Como se sentiu? Mais positivo ou mais negativo em relação a você?

Se foi o lado negativo que prevaleceu, SINAL VERMELHO!!!! Sua autoestima pode estar numa "quantidade" baixa e temos que fazer algo pra melhorar esse nível. 
Primeiro passo, partir do princípio que ninguém é perfeito e unanimemente amado. Que todos cometem erros e possuem diversos defeitos e ainda, ter em mente que os pontos fracos não podem sobressair aos pontos fortes. 
Depois disso, é preciso buscar motivos pra se auto admirar. As qualidades, habilidades, competências, conquistas, desde as pequenas até as mais expressivas, mas não fique só no físico e profissional, é tendência das pessoas cometerem esse erro.
Preste atenção no que mantem as pessoas por perto e o que as atrai. No que você é bom? No que se destaca na vida pessoal? Quais os elogios mais frequentes a seu respeito? 
Enfim, faça uma autoanalise e certamente vai perceber o quanto é bom em muita coisa e como é bom ser você, apesar do seu lado ruim.
Aqui é importante salientar que tudo pode mudar, inclusive a gente. O problema é que rotulamos demais, inclusive a nós mesmos. Frases do tipo "Eu não consigo", "não é pra mim", etc. nos fazem acreditar que somos fracassados e isso é uma grande mentira que nos contaram quando não nos esforçamos mais pra conquistar algo. Como por exemplo: Não estudei, fracassei. Oras se eu estudasse tiraria nota melhor. A pergunta certa é: "não consegui?" ou "não me esforcei?" 
Se hoje eu sou o que sou, foi porque escolhi ser assim! 
Troque "Não foi porque não consegui ser" por "foi porque não quis ser!" Isso nos estudos, nos esportes, nos nossos relacionamentos, no trabalho... em diversos setores da nossa vida.
Quando nos damos conta disso, percebemos que seríamos capazes de muito mais, se nos esforçássemos mais, ou seja, E S C O L H A S! 

Assim podemos passar pra outra etapa, a de praticar "ser quem a gente quer ser". Fazer "dieta" de coisas ruins, sejam em forma de pensamentos, de atitudes, de falas ou de sentimentos. Usar a técnica do "Só por hoje não vou.." criticar, pensar em fulano, ficar ansioso, ficar triste, fofocar, brigar, etc. Se fizer isso por vários dias seguidos, se acostuma a ter um novo repertório e quando menos esperar, alterou um padrão emocional, de comportamento ou de relacionamento.
Outra dica é "Não pense no que te faz se sentir mal em relação a você". Deixe de lado pensamentos autodestrutivos  que o tornam inferior e inseguro e mais, não se compare com outras pessoas.

Outra dica é em relação à culpa. Se der pra resolver o que te faz sentir culpado, vai lá e resolva, se não der, esqueça e bola pra frente. Use como aprendizado, não como auto sabotagem. Muita gente não se acha merecedora de coisas boas da vida, porque se sente culpado e esse é um dos fatores que mais abala as pessoas.

E finalmente, o amor próprio. Se até Jesus disse Amai ao próximo como a ti mesmo, sinal que até Ele entendia isso como sendo fundamental para o ser humano, senão falaria: Vai lá e ama muito seu próximo e ponto. Se amar pressupõe se cuidar e ser generoso consigo mesmo, o que gera uma satisfação imensa e isso vai aumentar bem a "quantidade" da sua autoestima. 

Agora, se a resposta for verdadeiramente sim para maioria dos questionamentos acima, ótimo, você deve ter uma autoestima num bom nível ou numa boa "quantidade". 
No entanto, deve avaliar se essa quantidade não está demais e se porventura, você não esqueceu de admirar os outros e se tornou uma pessoa maravilhosa demais pra estar num mesmo nível que os meros mortais. Sim, a quantidade adequada é aquela em que você se vê "tão bom quanto outras pessoas" e consegue admirar a si mesmo e aos outros também, que não está sozinho no seu pedestal e que outras pessoas estão lá no "sucesso"  te acompanhando.

Enfim, a autoestima na quantidade certa é aquela que vem acompanhada de uma boa dose de humildade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário