segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Um Natal diferente, mas feliz!

Por Silvia Ferreira Netto

Esse ano não foi normal, sem essa de novo normal, foi anormal mesmo, afinal mudamos nossa rotina drasticamente, ficou tudo muito diferente, estamos diferentes!

Mesmo diante do sofrimento todo que estamos passando, ainda existem motivos para agradecer!

Nesse tempo, sentimos uma dor na alma ao presenciar ou assistir de longe a dor de muita gente com a doença ou com o luto, as redes sociais viraram um verdadeiro obituário. Porém, os pedidos de oração até de quem não tinha fé, proliferaram em todos os meios e pudemos assistir curas incríveis e muita superação.

Vimos a solidão de muitos idosos, mas presenciamos muito carinho e cuidado dos seus familiares e das casas de repouso por esse mundão afora.

E a ansiedade dos jovens? Sim, sofreram e muitos não conseguiram dar conta desse isolamento, foram aglomerar e arriscar... brincaram de roleta russa com esse vírus maldito ou por falta de entendimento ou por inconsequência mesmo.  E se fossemos nós os jovens?

Falando em jovens, bom lembrar das crianças que não entendem toda essa perplexidade que estamos vivendo. Ficaram assustados demais, mas são leves e nas suas brincadeiras mergulham num mundo imaginário bem mais tranquilo que esse aqui.

Vimos relatos de pais que se estressaram por conviverem com seus próprios filhos, mas muitos deles, reaprenderam a arte de conviver e educar no amor.

Muitos casais brigaram, separaram e até mesmo se mataram, mas teve sim muita reconciliação entre também.

As famílias e amigos não puderam se reunir, não oficialmente! E quando alguns arriscavam, lá vinham as postagens se justificando por medo do julgamento alheio.

Não pudemos visitar ou ser visitados, mas trocamos mensagens, fizemos ligações e muitas chamadas de vídeo e pudemos estar onde presencialmente era impossível. Viva!!! O mundo digital é sensacional!!!

Mas em compensação teve muita comilança, afinal era o que podíamos fazer livremente em casa... trocamos muitas receitas e postamos nas redes sociais as comidinhas fotogênicas e deliciosas. Com isso veio o peso, sim muita gente engordou “bastantinho”... inclusive eu!

E as atividades físicas para voltar a boa forma e aumentar a imunidade? Essas, tivemos que improvisar em casa ou sair pelas ruas para caminhar, correr ou andar de bike – esta última ganhou força na pandemia -, dando de cara com “super atletas” sem máscara “assustando” quem por eles passavam.

Muitos empresários foram egoístas e gananciosos, no entanto outros foram generosos e humanos, se tornaram gigantes na gestão dessa crise e prosperaram,  talvez esteja aí a diferença entre a gestão bem e mal sucedida. Muitas empresas quebraram, mas outras tantas, faturaram até mais do que antes, algumas embolsaram o lucro e outras desembolsaram para dar apoio aos menos favorecidos ou gerar mais empregos para o mercado e assim melhorar a vida de muitas famílias.

Uns ganharam até promoção, porem muitos perderam emprego, mas a solidariedade tomou conta dos cidadãos do mundo e a criatividade veio à tona nessa reinvenção toda.

Mas teve muito trabalhador arriscando a vida para manter seu emprego, passando medo e raiva pelos que não entendem o sentido da palavra PREVENÇÃO e ao mesmo tempo, quanta empatia no cuidado com o outro a gente pôde presenciar.

E dentro desse contexto, o home office veio para solucionar a impossibilidade de estar presente nas empresas e acabou virando uma nova e eficiente forma de trabalhar para muita gente, o que diminuiu a distância e os custos das empresas e dos seus colaboradores.

Ah e a escola? Essa foi obrigada a fazer milagres do dia pra noite. Para alguns deu certo, para outros nem tanto. Os professores trabalharam muito nesse tal EAD, sofreram para se adaptar, alguns não conseguiram, no entanto, outros se superaram e ensinaram com maestria.

Falando nisso, quantos cursos foram possíveis durante a pandemia por serem mais acessíveis e até gratuitos??? Sim, muita gente viu nesse período uma oportunidade de crescer profissional, emocional e até fisicamente, afinal o que teve de aula online de todo tipo de atividade física. E eu, claro que aproveitei pra estudar também. Acaba que para preencher as ausências e a falta de liberdade, aprendi tanto, cresci demais em conhecimento!

E as desigualdades sociais ficaram mais evidentes e de novo, a solidariedade fez a diferença! Várias forças tarefa foram organizadas em diversas partes do nosso planeta para atender nossos irmãos que vivem nas ruas ou em situações mais fragilizadas, bem como às famílias mais carentes. Todos tiveram o consolo na caridade das pessoas, empresas ou instituições religiosas ou não, que se voluntariaram para levar amor em forma de roupa ou de comida e supriram as suas necessidades.

Outra coisa que infelizmente foi potencializada nessa época foi a discriminação, o ódio e a violência contra alguns grupos que já sofrem com a exclusão e a inferiorização por séculos, mas alguns líderes políticos e religiosos foram incríveis e levantaram a bandeira da igualdade e da dignidade humana!!

E o meio ambiente? Este chorou e clamou por socorro, mas a ambição fala mais alto dentro das quatro paredes do poder.  Isso sem falar na briga ideológica entre os mais radicais. Mas que bom que teve muita gente que percebeu a disputa de ego e do poder na política e não entrou nessa vibe, não se deixou manipular nesse período nebuloso.

Mas uma das imagens mais fortes que vai ficar para a eternidade em nossos corações, são dos nossos heróis médicos, enfermeiros e todos os profissionais envolvidos com a saúde que trabalharam sem parar, deram sua vida, em alguns casos literalmente, para salvar outras tantas.

E tem ainda, a comunidade cientifica que merece nossos aplausos e nossa gratidão também. Comprovadamente a ciência e a tecnologia sem politização resolvem muitos problemas da humanidade. Incrível como em tão pouco tempo, uma vacina não, várias estão chegando nos países e certamente vão colocar um ponto final na pandemia.

Férias, festas de fim de ano, passeios e viagens? Ah, não deu e não vai dar para fazer como nos outros anos, mesmo aqueles que arriscaram ou vão arriscar, não é a mesma coisa! Tudo muito diferente!

*** Um desabafo: 

Até experimentei uma viagem nesse período, quando os números estavam controlados, mas me peguei várias vezes pensando com tristeza na situação que estamos vivendo, em especial, naqueles que sofreram perdas, como são muitos, não dá para ser indiferente, mesmo em lugares incríveis. Eu não consegui ser intensa como sempre fui, alguns momentos foram bons sim, a natureza me encanta, mas foi bem diferente ver o mesmo lugar de tanta coisa maravilhosa vivida, cheio de faixas, de restrições e de pessoas com medo te lembrando o tempo todo que estamos num momento de pandemia. O lugar é o mesmo, mas a energia.... bem diferente.

Ah em tempo, estou fazendo terapia, o que está me ajudando demais a passar de forma mais serena por tudo isso e melhorar minha performance emocional!

E sobre as igrejas, tiveram que ficar mais vazias, mas a palavra de Deus ecoou nos lares pelos meios digitais, até gente que não reza, rezou.  Teve até hora mundial de oração nos momentos mais críticos lá no começo.

E o Natal? Apesar de sermos consumistas e festeiros, talvez agora seja o tempo de nos resignar e entender silenciosamente o significado do nascimento de Jesus para a humanidade. Perceber o sentido dEle ter escolhido vir numa manjedoura bem humilde em uma cidadezinha pequena, apenas na presença de seu pai e de sua mãe, da maneira mais singela possível. E mesmo assim Ele se fez grande, com a missão mais nobre de todos os homens, Ele se tornou o SALVADOR para os Cristãos e o MAIOR LÍDER DA HUMANIDADE TODA para os que não acreditam.

Enfim, um Natal em meio a essa pandemia vai ser diferente, nós estamos diferentes! Mas vai ser bem mais profundo para muita gente que na corrida dos últimos anos não parou para refletir nesse presente de Deus para humanidade, o maior de todos: o seu Filho, que veio trazer a esperança do perdão e da salvação pra TODOS nós, sem exceção, sem exclusão e sem desigualdade!

A pandemia levou muitas pessoas queridas e amadas por nós, deixou sequelas em outras, assim como tirou oportunidades de sustento de muita gente e potencializou a pobreza no mundo inteiro, mas quem perseverar na fé, vai assistir o GRANDE FINAL dessa história e comemorar o milagre de Deus em forma de cura, não somente a cura física, mas também a cura espiritual de toda humanidade.

Receba esse presente que certamente seu Natal terá outro significado e poderá ser feliz apesar de tudo que foi triste nesse ano e, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo...

Que seu natal, apesar de diferente, seja feliz e que em 2021 seja cheio de amor, alegrias, paz, serenidade, caridade, fé e lógico, muita saúde!!!

Minha gratidão e meu abraço fraterno pra você que leu esse textão até aqui.  💗 






Nenhum comentário:

Postar um comentário